segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Alguns Estudos de Movimento - Dança

Já que a nossa história tem muitos elementos de dança, estamos a estudar alguns movimentos de dançarinos.










quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Experiências com o Flipbook

O resultado de algumas experiências com o software que escolhemos utilizar para animar. Ainda não conseguimos retirar a marca de água com o nome do software, mas estamos confiantes que iremos conseguir.

O feiticeiro a descer umas escadas (as escadas não foram desenhadas, é só uma experiência de movimento).



O feiticeiro dá um pulo de alegria.

Achamos que este é um programa relativamente fácil de utilizar que nos permite animar as personagens de forma mais rápida do que se os desenhássemos analogicamente, mas mantendo alguma qualidade do desenho.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Técnicas e Materiais

Pretendemos utilizar o software digicel Flipbook, que é um programa que nos permite animar as personagens através de um meio completamente digital, mas mantendo o aspecto de desenho analógico. É de fácil manuseamento e, como principiantes que somos, achamos que se adequa às nossas capacidades.

A imagem abaixo, tirada do site http://www.digicelinc.com/flipbook.htm, mostra uma função muito útil do Flipbook chamada XSheet, que é uma espécie de esquema que nos mostra uma visão geral daquilo que estamos a animar. Ao lermos a XSheet na vertical, estamos a ver todos os fotogramas individuais em coluna, e ao lê-la na horizontal estamos a verificar todas as camadas com que estamos a trabalhar. As camadas permitem-nos animar os personagens separadamente uns dos outros e do fundo, se desenharmos cada elemento numa camada separada.


O Flipbook também nos permite adicionar som ao filme, como podemos ver na imagem acima. As três primeiras colunas da XSheet representam o clip de som com o qual estamos a trabalhar.

A próxima imagem mostra-nos as outras funções do Flipbook, que nos permite não só desenhar directamente no programa, mas também pintar. Se escolhermos, podemos também desenhar analogicamente e importar a imagem, como é o caso do fundo que mostra a imagem.



Ao terminarmos a animação, podemos exportar a cena para o formato avi, que nos vai possibilitar a reprodução do vídeo.

Pretendemos então animar todas as cenas no Flipbook individualmente, desenhando com uma mesa digitalizadora, e depois de as exportar separadamente para avi, juntá-las-emos no Premier, de forma a formar o nosso filme.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Sinopse

Era uma vez um poderoso feiticeiro que tinha tudo ao seu alcance, mas não sabia dançar.

Tudo fará para o conseguir, mas, na procura do seu sonho, encontrará mais do que estava à espera.

A Evolução da História

A nossa história passou por várias versões, e ainda não está totalmente definida.

A ideia inicial envolvia um pescador que encontrava uns sapatos mágicos que dançavam sozinhos, criados por um feiticeiro apaixonado por dança.

O Pescador



Acabámos por retirar o pescador por completo, e concentrámo-nos apenas no feiticeiro, o que resultou numa versão da história sobre um feiticeiro que se apaixonava por uma bailarina.

O Feiticeiro


Depois decidimos introduzir mais uma vez o elemento dos sapatos mágicos e da paixão do feiticeiro pela dança, resultando na versão actual da história, que ainda não está finalizada, e que se pode ler na Sinopse.

Os Sapatos

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Explicação do Projecto

Bem-vindo.

Este blog foi criado com o propósito de mostrar o progresso do nosso trabalho, no âmbito da disciplina de Área de Projecto do 12º ano.

A possibilidade de experimentar uma situação nova e desafiante levou-nos à escolha de um projecto de animação.

Baseámo-nos no nosso próprio imaginário infantil, desde os contos de fadas aos desenhos animados na televisão, quando éramos crianças. Também fomos influenciados por algumas curtas-metragens românticas que encontrámos após alguma pesquisa.

Propomos, então, apresentar uma curta-metragem de animação, cuja história e aspecto visual se baseia em todas essas referências.

Para isso vamos utilizar o software Digicel Flipbook, um programa que nos permite animar com mais facilidade e, com a ajuda de uma mesa digitalizadora, desenhar directamente no computador, sem ter de passar pelo processo de digitalizar todos os desenhos, mas mantendo um aspecto de desenho analógico.

Por fim, planeamos divulgar o nosso trabalho na Internet, através do site YouTube e deste blog. Além disso, propomos uma exposição ao público, juntamente com outros trabalhos da turma.

Obrigado pela sua visita

Paula Simões
José Caetano
Joana Teixeira